5 de jan. de 2010

Uma voz vagarosa no meio da casa.

Maria do Céu Whitaker Poças, mais conhecida como Céu, despontou no cenário musical no ano de 2002. Com uma voz suave, me conquistou instantaneamente. Em 2007, ela lançou seu primeiro álbum de nome homônimo. Diga-se de passagem, uma pérola raríssima.

Seu trabalho traz influências tanto de música originalmente brasileira (particularmente o samba), como do hip hop, afrobeat, jazz, R&B, etc. Ela já afirmou em entrevista que não rejeita o rótulo de MPB, mas considera que ele já ficou limitado. Para mim, ela veio compor a nova safra de cantoras brasileiras que encantam pela diversidade e riqueza de sua música. Cantoras como Mariana Aydar, Marina de la Riva, Ana Cañas, entre outras que sabem misturar ritmos sem perder o ritmo.



Indico para todas as pessoas que curtem música popular brasileira mixada a reggae, dub, samba, hip-hop, jazz e R&B a escutarem o mais recente álbum de Céu intitulado Vagarosa (na imagem acima). É encantador e para mim um dos melhores de 2009. Você o escuta na curiosidade de descubrir os detalhes. Sempre quando ouvi-lo descubrirá novos sons, timbres, barulhos. Eu me apaixonei por esta cantora e agora por este seu segundo trabalho, que sempre coloco para ouvir de tardizinha, quando estou sentada na anti porta da minha casa, quando o sol bate em meu corpo. Me sinto tão leve, mas ao mesmo tempo tão fincada sobre a terra quando ouço este disco. É como se levitasse, mas também como se me prendesse ao chão. Paradoxal isto, mas é o que sinto. No meio da casa eu canto, danço e percebo cada pequenino detalhe que a voz de Céu pode me oferecer nesta viagem musical, pois quando menos percebe você é levado do Brasil à Jamaica em intantes, passando pelos Estados Unidos e seguindo viagem pelo resto do mundo. É isso que este disco traz: influências musicais de todo o planeta mescladas aos ritmos brasileiríssimos, como um encaixe perfeito.

Boa viagem/Good trip/Bon voyage/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu digo o que condiz, eu gosto é do estrago.